arte&meios tecnológicos


II Encontro Arte e Meios Tecnológicos FASM

O grupo de estudos arte&meios tecnológicos (CNPq/FASM) promoveu, seminários abertos ao público, objetivando a discussão de suas pesquisas relacionadas às práticas processuais na arte.


08/10/08 – Ana Paula Lobo, Nancy Betts e Paula Garcia

Ana Paula Lobo
Esconderijos para o tempo.
A apresentação será baseada nas práticas investigativas do trabalho intitulado Esconderijos para o tempo, que se realizam a partir de video instalações performáticas, tendo como referências Andy Wahrol e Marcel Duchamp.

Nancy Betts
Corpo resistência – uma atitude semiótica.
A apresentação será uma leitura critica de um trabalho da artista Paula Garcia.  A abordagem metodológica se fundamentará em conceitos da semiótica discursiva.

Paula Garcia
Corpo Ruído: estudos sobre o estado do corpo na arte.
Será abordado nesta apresentação o estado do corpo na arte, a partir de minha pesquisa de mestrado (em andamento) “Corpo Ruído”. O foco da pesquisa será um trabalho que  tenho desenvolvido com ímãs de neodímio e retalhos de ferros recolhidos em serralheria. Com esses materiais comecei a propor  situações em que meu corpo ficaria parcialmente entrevado, em decorrência, principalmente do peso dos ferros que estavam colados ao meu corpo.

29/10/09 – Ananda Carvalho, Eduardo Salvino e Marcelo Salum

Ananda Carvalho
Entre o Documentário e as Artes Visuais: outros formatos de criação.
A produção de imagens como um acontecimento ou experiência aproxima documentaristas e artistas que criam uma interlocução entre um campo e outro. Propomos observar algumas obras das artes visuais que incorporam estratégias e ferramentas documentais com o objetivo de apontar os novos desdobramentos que o documentário tem alcançado.

Eduardo Salvino
Agenciamento e Mediação
Será apresentado o processo de criação do artista, que se utiliza de diversas mídias tais como instalação, áudio e vídeo. O objetivo é pensar esse processo através do agenciamento e da mediação, refletindo sobre o contextual e o relacional.

Marcelo Salum
Corpo Mídia
A apresentação enfocará o corpo como local da experiência e do conhecimento. Busca-se formular um elo cognitivo de extensão entre vídeo e lugar corporal,  tendo como base as manifestações das mídias contemporâneas. Através de contrapontos entre as percepções corpóreas e ambientais, tratará de possibilidades de deslocamento, experimentação e esvaziamento através da linguagem do vídeo.

12/10/08 – Claudio Bueno, Denise Agassi e Lucas Bambozzi

Cláudio Bueno

Arte em rede: espaços, transmissões e presenças
A palestra tratará de um “viver tecnológico conectado”, dentro e fora dos ambientes eletrônicos e digitais, seja pela utilização das novas redes de distribuição e transmissão de informação, pelos dispositivos móveis que integram o tecido social, ou por aquilo que é sensível, expressivo e poético, na formação das redes sociais contemporâneas. Serão apresentados 3 trabalhos práticos, ainda em desenvolvimento, como processo de criação do artista.

Denise Agassi
Estudos sobre os processos criativos na internet
Será apresentado o processo de criação dos trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa de mestrado, bem como, reflexões entorno das relações entre espaços físicos e virtuais, arquivo e banco de dados e fluxo de informações na rede através dos monumentos históricos.

Lucas Bambozzi
A apresentação refere-se a experiência artística com os novos meios e seus enfrentamentos com a vida contemporânea.

26/11/09 – Carolina Toledo, Christine Mello e Monique Allain

Carolina Toledo
Imagem tecnológica: entre o real e o pensamento abstrato
Carolina Toledo apresenta uma reflexão em processo sobre as aproximações da produção de imagem em meios tecnológicos com o real, o pensamento abstrato e as mudanças na percepção e memória, a partir dos conceitos de Vilém Flusser e Edmond Couchot.

Christine Mello
Práticas processuais, novos procedimentos e linguagens
Na história da arte contemporânea a presença dos meios tecnológicos coexiste à sua presença nos ambientes da vida cotidiana. É parte do contexto cultural e, por conseqüência, parte do contexto criativo e comunicacional como um todo. Sua presença marca uma boa parte dos trabalhos não-objetuais, não-materializantes, efêmeros, de lógica temporal, que acentuam a transitoriedade dos meios. A pesquisa observa estratégias de produção, circulação e experimentação nesses contextos, objetivando promover aproximações críticas e projetos curatoriais, produzindo história da arte que não apenas fale da obra, mas fale também sobre as ideações, percepções e os conceitos nela suscitados, sob diferentes aspectos.

Monique Allain (via Skpe)
Entre a memória e a entropia
Apresentação do processo de criação e pesquisa da artista multimídia Monique Allain, que  investiga um lugar entre memória e entropia através de uma temporalidade suspensa e ampliada.

Seminário FASM – Monique Allain via skype (residência Cité des Arts)


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário